Yoga para Iniciantes: 10 Melhores Posições para Começar!

Professora de yoga

Yoga para Iniciantes pode ser um desafio em tanto quando se pensa antes de começar. Muita gente fica desmotivada no começo por ver os posts de pessoas que praticam em redes sociais devido à complexidade dos movimentos.

Se você pensa desta forma, não desanime! Existem diversas posições para quem está iniciando que são simples e trarão ótimos resultados. Entretanto, a medida que seu corpo se acostuma com os movimentos, você já pode fazer movimentos mais exigentes depois.

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Praticar Yoga pode te trazer diversos benefícios, entre eles podemos destacar:

  • Aumento da capacidade de concentração
  • Resistência muscular
  • Ganhar maior flexibilidade

E claro que não posso deixar de citar, sim, ajuda a Emagrecer!

Antes de citar as posições, é necessário que você veja as dicas abaixo para que possa começar a praticar yoga com conforto e segurança. São dicas simples, mas que trarão melhorias durante a prática.

Onde posso Iniciar a Prática Yoga?

Dependendo da cidade que você more, praticar Yoga em um Studio pode custar caro. No entanto, existem outras soluções mais baratas que poderão também, trazer benefícios.

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Veja abaixo como e onde podemos praticar Yoga sem muito investimento:

Praticar Yoga para Iniciantes na Academia

Em várias academias, você pode fechar pacote de musculação, aeróbica, defesa pessoal como muay thai e é claro, Yoga.

academia

A vantagem de praticar várias modalidades diferentes poderá te ajudar a deixar mais relaxada quando for exercitar a Yoga. Porém, recomendo verificar o histórico do profissionais da academia. Fazer exercícios com pessoas sem experiência pode trazer danos a sua saúde.

Praticar Yoga para Iniciantes em Casa

De baixíssimo – ou até nenhum – custo. Praticar Yoga em Casa tem várias vantagens.

Podemos destacar o fato de que você terá um espaço só seu para realizar os movimentos. Adicione a isso a flexibilidade de horário e o fato de você fazer os movimentos e as posições no seu tempo.

Podendo assim praticar os exercícios de Yoga para Iniciantes com mais tranquilidade e no seu ritmo.

No nosso guia “Yoga em Casa” damos dicas mais detalhadas para que você possa entender como começar a praticar da melhor maneira possível.

10 Posições de Yoga pra Iniciantes

Os exercícios abaixo são fáceis de fazer, trazem bastante benefícios para o seu corpo que ainda não está adequado para a rotina de Yoga.

Faça estas posições respeitando o limite do seu corpo. Não precisa fazer o movimento completo de início, seu corpo vai vagarosamente se adaptando a rotina.

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Você não preciosa começar a praticar Yoga fazendo isso aqui

Falando em rotina, um detalhe importante. Siga um calendário de dias e horário para a praticar. Iniciar no Yoga requer esforço e disciplina. A consistência fará com que os resultados apareçam mais rápido do que você imagina.

Mas eu preciso fazer todos?

Não, escolha o que se sentir mais confortável para fazer. A medida que se sentir relaxada e dominando os movimentos, comece a mudar as posições. Lembre que a prática leva a perfeição.

Posição 1 –  Prancha

Passo a passo: Em posição de quando se faz flexões de braço, force os calcanhares para trás com as pernas esticadas. Abra uma distância entre os dedos e deixe as mãos alinhadas com os ombros. Mantenha os ombros distante das orelhas.

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Benefícios: Aumenta a força e deixa o núcleo do corpo estabilizado.

Posição 2 – Triângulo

Passo a passo: Ponha os pés e as mãos no chão. Esta posição também pode ser chamada de triângulo, pois as pernas esticadas e os braços deixarão o bumbum inclinado para cima. Abra os dedos e force o chão.

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Benefícios: Aquece e alonga toda a parte do corpo além de melhorar a flexibilidade dos ombros e peito.

Posição 3 – Criança

Passo a Passo: De joelhos no chão, procure sentar-se entre os calcanhares. Jogue os braços para trás deixando a palma da mão próximo aos pés. Escore a testa no chão. Mantenha nessa pose o tempo que conseguir suportar ou achar necessário.

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Benefícios: Exercício relaxante quando você estiver se sentindo tensa, procure relaxar durante a posição.

Posição 4 –  Árvore

Passo a passo: Levante a perna esquerda e apoie na coxa direita – não colocar nos joelhos -. Estuque os braços na altura da cabeça juntando as mãos – Estilo Namastê -. Inverta a posição das pernas em intervalos intercalados.

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Benefícios: Mantém a calma, foco e concentração

Posição 5  – Ataque baixo

Passo a Passo: Dobre a perna direita em um ângulo de 90 graus para a frente. A perna esquerda deve ser esticada para trás apoiando a perna e os joelhos no chão. Jogue os quadris para baixo e erga os braços em direção a cabeça.

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Benefícios: Posição que trabalha coxa, peito e virilha.

Posição 6 –  Gato

Passo a Passo: De quatro, mantenha os joelhos na direção do quadril. Posicione as mãos abaixo dos ombros. Faça uma inalação olhando pro teto e levantando o peito. Após isso, expire  e curve as costas direcionando os olhos para o umbigo. Repita essa sequencia algumas vezes.

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Benefícios: Um dos mais recomendados para quem iniciantes do yoga.  Ajuda a aquecer a coluna vertebral, ajudará a aquecer o corpo antes de movimentos mais complexos.

 

Veja estas e outras Posições em Vídeo para Aprender mais Rápido!!

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Posição 7  – Dobra para a Frente

Passo a Passo: Abra as pernas e mantenha os joelhos um pouco flexionados. Abaixo o tronco em direção ao chão mantendo a coluna reta e alinhada ao quadril. Segure os calcanhares com suas mãos. Respire fundo nessa posição por 15 segundos.

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Benefícios: Trabalha o equilíbrio do corpo e melhora a concentração

Posição 8 – Angulo Lateral

Passo a passo: Dê um passo longo para a esquerda, deixando o joelho dobrado. Alongue a perna direita juntamente com a coluna e braço direito formando uma linha diagonal. Levante o peito para cima sem perder o equilíbrio.

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Benefícios: Trabalha o tórax e ajuda no aquecimento do corpo.

Posição 9 – Canoa

Passo a Passo: Estique a coluna e apoie todo seu peso no bumbum. Deixe a coluna reta e o rosto sempre olhando para frente. Levante as pernas o máximo que puder tentando esticar os joelhos. para melhorar o equilíbrio, estique os braços na direção dos joelhos. Não curve a coluna.

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Benefícios: Enrijece e tonifica o abdômen

Posição 10 – Torção Deitada

Passo a Passo: Deitada de costas, levante os pés e deixe os quadris descansando no chão, alinhando com os ombros. Portanto expire e dobre o joelho para o lado direto. Caso se sinta desconfortável coloque um travesseiro embaixo do ombro esquerdo ou dos joelhos. Respire fundo por 20 vezes e dobre as pernas para o outro lado.

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Benefícios: Sempre que você precisar relaxar ou descarregar as energias, esse movimento é perfeito para a situação.

Veja estas e outras Posições no Vídeo Abaixo para Aprender mais Rápido!!


 

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E então, podemos começar?

 

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